Laboratório de Estudos de História Política e Intelectual nas Américas

Lattes Email

Prof. Dr. André Ricardo Valle Vasco Pereira

lattes andre.r.pereira [at] ufes.br

Doutor em Ciência Política (Iuperj)

Professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Área de Atuação

O professor estuda processos políticos referentes à realidade do Espírito Santo. Uma das linhas de atuação é na análise institucional, ou seja, no funcionamento do Executivo, na relação Executivo x Legislativo, eleições, partidos políticos e questões ideológicas. Além disso, tem se dedicado, em sentido amplo, à modernização do estado ao longo do século XX, o que o conduziu ao atual projeto de pesquisa, que versa sobre a greve de 1948 na Companhia Vale do Rio Doce. Desde 2009, coordena um convênio com o Museu Vale por meio do qual estudantes da graduação analisam documentação primária da empresa, com a produção de vários trabalhos sobre as relações internas da empresa, que foi o principal ator responsável pela passagem do Espírito Santo de um sociedade agrário-exportadora para a atual fase capitalista.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.