Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias

Artigos, capítulos de livros impressos

Aqui você pode encontrar algumas referências de trabalhos dos pesquisadores associados ao LEHPI, por ordem de ano de publicação, que estão  inpressas. As mesmas seguem as normas da ABNT.

Relação incompleta (em construção)

GIL, Antonio C. A. O zapatismo e a crítica à situação colonial: pluralismo étnico, movimentos indígenas e novas formas de organização política e social na América Latina. In: ALMEIDA, Júlia; MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia; GOMES, Heloisa Toller. (Org.). Crítica Pós-Colonial: panorama de leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013. p. 366-383.

GIL, Antonio C. A. Território e identidades no México. O confronto entre as identidades étnicas e a política estatal indigenista. In: Campos, A.P.; GIL, Antonio C.A.; SILVA, G.V.; BENTIVOGLIO, J.C. e NADER, M.B.. (Org.). Territórios, poderes, identidades: a ocupação do espaço entre a política e a cultura. Vitória: GM Editora, 2012. p. 235-246.

PEREIRA, André R. V. V.  Entrando em campo para perder: a inserção do Espírito Santo no debate político nacional. In: Gabriel Bittencourt; Luiz Cláudio Ribeiro. (Org.). Espírito Santo: um painel da nossa história II. Vitória, ES: SECULT, 2012. p. 15-44.

GIL, Antonio C. A. Pluralismo étnico, neozapatismo e formas alternativas de estar no mundo contemporâneo. In: GIL, Antonio C. A.. (Org.). Identidades étnicas e autonomia na América Latina: novos olhares a partir do movimento neozapatista. Vitória: PPGHIS/NPIH Publicações, 2011. p. 113-132.

GIL, Antonio C. A. A Educação a distância: aspectos históricos e legais, potencialidades e desafios. In: Adriana Pereira Campos; Gilvan Ventura da Silva. (Org.). A Escola e suas cores: cidadania, educação e relações étnicorraciais. Vitória: GM, 2011. p. 7-25.

GIL, Antonio C. A. Políticas étnicas e cotidiano. Transformações da política indigenista no México após a Revolução Mexicana de 1910. In: SILVA, G. V. da; CAMPOS, A. P.; FRANCO, S. P.; FELDMAN, S. A.; NADER, M. B. (Orgs.). A cidade à prova do tempo. Vida cotidiana e relações de poder nos ambientes urbanos. Vitória: GM Editora/Université de Paris-Est, 2010. p. 295-306.

PEREIRA, A. R. V. V. Sob a ótica da delegação: governadores e assembleias no Brasil pós-89. In: Fabiano Santos. (Org.). O Poder Legislativo nos Estados: Diversidade e Divergência. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. p. 247-287.

PEREIRA, A. R. V. V. Criança x Menor: A Origem de Dois Mitos da Política Brasileira. In: Denise Rollemberg. (Org.). Que História É Essa? Novos Temas e Novos Problemas em História. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. p. 91-109.

SCARDINO, Rafaela. O jogo, o muro, a cidade: sobre A música do acaso, de Paul Auster. In: MORAES, A.; SCARDINO, R. Traços de um outro mapa: literatura contemporânea nas Américas. Vitória: EDUFES, 2013. p. 45-58.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.