Laboratório de Estudos de História Política e Intelectual nas Américas

Convocatória para Dossiê da Revista Eletrônica da ANPHLAC

Habitar as cidades e o espaço urbano na América Latina dos séculos XIX e XX

Organizadores: Profa. Dra. Elisabet Prudant - Universidad de Santiago (USACH) e Prof. Dr. Pedro Demenech - Instituto de Estudos Sociais e Políticos (UERJ) e pesquisador associado do LEHPI

Prazo para recebimento de artigos: 31 de julho de 2022.

Na história da América Latina, a cidade e o urbano são ao mesmo tempo espaços e conceitos que atravessam e moldam a política, a sociedade e a cultura do continente. O renovado interesse pela história das cidades latino-americanas trouxe consigo novas perspectivas e ampliou o entendimento do que é o fenômeno socioespacial do mundo urbano e o fenômeno cultural da cidade. Indo além das fronteiras disciplinares, os trabalhos históricos mais recentes, em diálogo com a sociologia, a antropologia, a geografia e outras disciplinas, passaram a incorporar ao estudo das cidades e do mundo urbano novas categorias que tornam as discussões sobre o passado mais dinâmicas e matizadas. Uma dessas categorias é o “habitar”, entendido neste dossiê como possibilidade transformadora pela qual os sujeitos dão sentido ao espaço do qual participam individual e coletivamente.

Entre os séculos XIX e XX, as cidades na América Latina passaram por profundas transformações técnicas, arquitetônicas e estruturais que impactaram as práticas e os imaginários urbanos em circulação. Das representações literárias aos discursos políticos, a cidade foi exaltada e também rechaçada. Seus habitantes, em maior ou menor grau, expressaram curiosidade, preocupação e entusiasmo diante dos processos de modernização. Intelectuais e representantes do conhecimento técnico se debateram entre o frenesi pelo progresso e a nostalgia de um passado em que o mundo parecia ser mais simples, sem os vaivéns que as transformações urbanas, a migração e a emergência das massas provocavam no tecido social.

Este dossiê busca reunir artigos que tratam historicamente da cidade e da experiência de habitar o espaço urbano latino-americano dos séculos XIX e XX. Convidamos autores e pesquisadores a apresentar textos resultantes de investigações que abordem perguntas e diálogos vinculados à história das cidades e à história urbana pela ótica do político, do social e da cultura. Nosso objetivo é pôr em perspectiva as interrelações entre as dimensões físicas, políticas e territoriais que convergem na configuração histórica das cidades, assim como os imaginários e as práticas relacionadas ao habitar. São bem-vindos textos que lancem novas questões teóricas e relacionadas à leitura de fontes, bem como estudos de caráter metodológico e discussões historiográficas sobre o passado das cidades e do habitar, ligados ao fenômeno urbano.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910